A escolas de são paulo
O fato poderia ser vistoapenas ŕ luz da psicologia individual, mas na verdade transcende esses limites e adquire dimensăo social e cultural mais ampla. O intelectual em questăo era Walter Benjamin, um dos principaisrepresentantes da chamada Escola de Frankfurt.
As idéias dessa corrente de pensamento encontram-se, em grande parte, nas páginas da Revista de Pesquisa Social, um dos documentos mais importantes para acompreensăo do espírito europeu do século XX. Seus colaboradores estiveram sempre na primeira linha da reflexăo crítica sobre os principais aspectos da economia, da sociedade e da cultura de seu tempo; emalguns casos chegaram mesmo a participar da militância política. Por tudo isso, foram alvo de perseguiçăo dos meios conservadores, responsáveis pela ascensăo e apogeu dos regimes totalitários europeusda época.
Fundado em 1924, o Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt, do qual a revista era porta-voz, foi obrigado, com a ascensăo ao poder na Alemanha do nacional-socialismo, em 1933, atransferir-se para Genebra, depois para Paris, e, finalmente, para Nova York. Nesta cidade a revista passou a ser publicada com o título de Estudos de filosofia e Cięncias Sociais. Com a vitória dosaliados na Segunda Guerra Mundial, os principais diretores da revista puderam regressar ŕ Alemanha e reorganizar o Instituto em 1950.