A escola e o conhecimento: Fundamentos epistemologicos e politicos
Fundamentos epistemológicos e políticos
CORTELLA,Mário Sérgio.A escolae o conhecimenFtou:ndamentoesPistemológiecpooslíticos2. " edição.São Paulo:Cortez:Instituto PauloFreire,1999.ColeçãoProspectiva;5.
Estimulante ler o livro do professor Mário Cortella. É notória sua capacidade de articular uma gama enorme de informações em uma análise pertinente que, sem deixar de conter críticas meticulosas, consegue ao mesmo tempo ser profundamente otimista. Seu trabalho, pleno de humanismo, rompe com antigas falácias da academia, entre elas a neutralidade o racionalismog,eralmente, defendidos como se ambos fossem possíveis.
Desconstruindo discursos, principalmente jargões e repetições automatizadas - que com força ideológica engendram ações, atribuem valores, assim determinando a realidade -, vai revelando as fragilidades e, conseqüentemente, os espaços para transformação do que muitas vezes nos parece inabalável.Localizaa educação,e sua eterna "crise", em um panorama amplo, marcado, principalmente, pela injustiça social resultante de um eficaz projeto de dominação, elaborado e executado por uma minoria gerando, em contraposição, uma massa de excluídos.
Esquerdismo!?? Simplificação!??Ponto de partida!!A seguir, adverte para a repetição, no microuniverso da escola,dos equívocos cometidos ao sermos levados pelo drama que nos envolve:perdemos o verdadeiro sentido de nosso trabalho e desprezamos nossa capacidade de transformar a situação que nos oprime.
Na introdução, aponta a urbanização acelerada, que marca a história recente do Brasil, como um dos fatores determinantes dos descalabros observáveis em nosso sistema educacional. Associado à urbanização (etambém por ela responsável), o modelo econômico desenvolvimentista, que privilegiou a alocaçãode recursos para criação de infra-estrutura indispensávelà industrializaçãodo país,contribuiu para a falência do sistema público de ensino. Por outro lado, lembra que esse modelo também