A sociedade 20 por 80
Considerando a Missão da URI que é formar pessoal ético e competente, inserido na comunidade regional, capaz de construir o conhecimento, promover a cultura, o intercâmbio, a fim de desenvolver a consciência coletiva na busca contínua da valorização e solidariedade humanas, a proposta pedagógica do Curso de Pedagogia foi construída com base nos fundamentos ético-políticos, epistemológicos e didático-pedagógicos, apresentados a seguir. Os fundamentos norteadores do Curso de Pedagogia são pressupostos éticos, políticos e epistemológicos, que estão definidos a partir de uma opção declarada por uma formação em favor da humanização dos processos de vida coletiva (culturais, políticos, sociais e econômicos), para professores que atuam ou irão atuar na Educação Infantil, Anos Iniciais da Educação Básica, na Formação Pedagógica do Profissional Docente e na Gestão Escolar dos sistemas de ensino.
1.1 FUNDAMENTOS ÉTICO-POLÍTICOS
A formação humanizante e humanizadora pela qual o curso de pedagogia torna-se responsável de fazer chegar ao acadêmico deve estar pautada nos princípios éticos e políticos que serão conhecidos, experimentados e vivenciados durante a permanência do mesmo na universidade. Tais princípios estarão presentes nos diferentes componentes curriculares, na exemplaridade ético-política dos professores, na concepção e execução de ações didático-pedagógicos e nas atividades práticas ao longo curso no ambiente de sala de aula, bem como nas incursões extensionistas na comunidade externa.
Considerando-se que os fundamentos constituem-se em princípios, estes serão os balizadores que orientarão o processo formativo teórico e também os que-fazeres práticos, concebidos e desenvolvidos no curso. Não serão objeto específico de uma ou outra disciplina, mas “como princípios”, estarão na gênese de toda e qualquer componente curricular que integra a matriz curricular do curso, uma vez que educar supõe a postura