A escola e seu papel na educação
A educação formal, é aquela desenvolvida nas escolas, onde o educador é o professor. Nesse tipo de educação, as instituições são regidas por leis e organizadas de acordo com as diretrizes nacionais. A expectativa refere-se sobretudo, a uma aprendizagem efetiva daqueles conteúdos, que foram acumulados ao longo da história da humanidade, estes, organizados em ordem cronológica, hierárquica e devidamente sistematizados a fim de formar o cidadão ativo, e de desenvolver nele, habilidades, competências, criatividade e percepção, além de ter certificação que capacita e permite o prosseguimentos dos alunos, para graus mais avançados nos estudos.
A escola, é o espaço por excelência em que ocorre a educação formal, é marcada por possuir intencionalidade e clareza em seus objetivos, e estes, devem estar explícitos para todos os seus participantes: equipe gestora, corpo docente, funcionários, alunos, pais de alunos e comunidade. Enfim, deve ser conhecidos por todos os membros da chamada comunidade escolar.
São de grande importância, a participação dos professores, no processo de educação formal, pois precisam ajudar nas tomadas de decisões, que favoreçam o objetivo central da educação escolar, ao qual a tarefa docente está estritamente ligada.
E é nesse contexto, que o ato de planejar e avaliar, tornam-se necessários, pois são relevantes tanto no âmbito da gestão dos espaços escolares, como nos processos de ensino e de aprendizagem.
O planejamento e a avaliação, são ações indispensáveis e que caminham juntas, ambas ajudam a organizar as práticas da instituição escolar, pois para obtermos o sucesso da ações planejadas, é necessário que haja uma constante avaliação do percurso de tais ações. Porém, o plano, não pode ser constituído como um documento rígido, por que envolve desafios e contradições.
Ao avaliarmos determinada realidade, podemos colher informações e obter subsídios para planejar o trabalho educativo com coerência.
Há também,