O papel da escola e do profissional da educação
O livro a metamorfose é dividido em 3 capítulos. A 1ª frase já nos dá uma noção geral do que vem por aí:
“Ao despertar de um sonho inquieto, certa manhã, Gregor descobriu que se havia transformado num gigantesco inseto.”
Capítulo I
No 1º Capítulo, Gregor acorda como um gigante inseto. Ele pensa “o que aconteceu comigo?”. Pensa inicialmente que está sonhando, mas logo percebe que não, pois todos os detalhes do seu quarto estavam exatamente como havia deixado na noite anterior.
“Que tal se eu dormisse mais um pouco e esquecesse toda essa bobagem?”
Mas logo viu que não poderia, por que ele estava acostumado a dormir do lado direito, mas nessa situação cabulosa de inseto, não iria conseguir virar seu corpo.
Desse ponto em diante ele começa a pensar no seu trabalho de caixeiro-viajante, muito estressante e cansativo. Seu chefe é muito exigente e ele trabalha ano após ano, após ano para pagar as dívidas da família e sustentar seus pais e sua irmã caçula. Nessa sua reflexão sobre a vida, fica patente a sua frustração com tudo que o rodeia.
O autor também fala, ainda no 1º capítulo que Gregor sentia, às vezes, quando na cama, dor e mal-estar, que todavia se revelavam puramente imaginários.
Pra ele sair da cama foi um sacrifício, por que suas inúmeras perninhas ficavam balançando no ar, enquanto seu dorso duro ficava na cama. Ele pensa: “antes das sete e quinze eu tenho que estar fora desta cama. De qualquer forma a essa hora alguém da firma já terá vindo à minha procura, pois ela se abre antes das sete”.
De repente, ele ouve o chefe chegar e lança-se abruptamente para fora da cama. Todos, ouvindo um barulho, vão para a porta do quarto de Gregor, pedir que ele abra. Como ele não abre (não por que ele não quer, mas por que está difícil sendo um inseto), seu chefe fala do lado de fora. Diz que antes Gregor parecia uma pessoa tranqüila, e agora, apresenta-se vergonhosamente. Fala também que já há algum tempo o trabalho dele tem sido