A Escola Pps
Este trabalho tem como tema central o estudo da prática profissional nas escolas, visando conhecer as experiências profissionais praticadas e buscando referências que possam ser úteis em trabalhos futuros.
Trata-se de uma pesquisa de campo, aonde o foco principal foi direcionado às atividades relacionadas à prática educacional e as relações entre o meio, alunos e professores.
Sabedores de que a escola é um local de referência, no que concerne à aprendizagem, buscamos entender de que maneira foram trabalhados esses conhecimentos, desde a forma com que o professor apresenta o conteúdo a ser trabalhado e as soluções que ele encontra para desenvolvê-lo, considerando-se nesse caso, principalmente, a heterogeneidade dos alunos.
Também foram foco de pesquisa, as condições com que os alunos chegam à sala de aula e quais influências teriam no aprendizado as suas condições socioeconômicas.
As questões que mais ouvimos no meio educacional foram:
Qual é a função da escola no meio social dos alunos?
Por que a inclusão de alunos com deficiências físico/motoras e os que precisam de uma atenção pedagógica especial para seu desenvolvimento integral ainda é um tabu em algumas entidades de ensino?
E como seria possível melhorar essa interatividade entre aluno, professor e escola?
Encontrar respostas para esses questionamentos é o principal objetivo deste trabalho e durante o seu desenvolvimento tivemos a consciência de sua possível relevância futura, pois os resultados desta pesquisa poderão ajudar a responder, além dos pontos mencionados, outras questões que serão apresentadas durante o seu desenvolvimento.
Nossa pesquisa foi realizada em uma escola de ensino infantil, Fundamental e EJA, localizada na zona central da cidade de Pelotas RS, tendo sua maioria composta por alunos carentes de baixa renda.
Para o desenvolvimento desta pesquisa foi seguido um roteiro de perguntas, aonde os entrevistados tiveram a oportunidade de expor suas opiniões sobre as