0 Escolas estaduais PP roteiro
JULHO / 2005
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
Projeto Político Pedagógico indica o rumo que a escola deve percorre, correspondendo às tomadas de decisões educacionais pelos agentes escolares que o concebem, planejando, executando e avaliando sempre, tendo por base a organização do trabalho escolar de forma integral. É, portanto, um instrumento teórico – metodológico que a escola elabora de forma coletiva com a participação da comunidade escolar, em busca de um caminho que remeterá à realização da melhor maneira possível da função educativa.
IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA (RE)CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Quando a escola é capaz de construir, implementar e avaliar a sua Proposta Pedagógica, coletivamente, ela propício uma educação de qualidade, exercendo a sua autonomia pedagógica, conforme o art. 14 da Lei 9394/96 que preceitua sobre a questão democrática do sistema de ensino público.
O Trabalho participativo descentralizado as decisões e leva à consciência critica, criando e desenvolvendo instâncias coletivas como, os Conselhos Escolares.
DIMENSÕES QUE ALICERÇAM O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Pedagógica: diz respeito ao trabalho da escola co,o um todo:
Atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula;
Forma de Gestão;
Abordagem curricular;
Relação escola/comunidade.
Administrativo: refere-se aos aspectos gerais de organização da escola; Gerenciamento do quadro de pessoal, do patrimônio físico, da merenda e outros pontos da vida escolar.
Financeiro: relacionamento às questões de captação e aplicação de recursos financeiros, repercutindo sempre em relação ao desempenho pedagógico do aluno.
Jurídica: trata da legalidade das ações e a relação da escola com outros esferas do sistema de ensino e com outras instituições do meio em que está inserida.
MOBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR PARA (RE)CONSTRUÇÃO DO