A escola estruturalista
A Teoria Estruturalista tornou visível o conflito entre as Teorias Clássica e das Relações Humanas. A primeira considerava a organização formal sob uma visão de que para as empresas serem eficientes, deveria ter o foco na estrutura e na forma. Já a última valorizou a teoria informal, as pessoas e os grupos internos. A Abordagem Estruturalista criou uma teoria mais abrangente, entendendo a empresa como uma organização aberta, ou seja, tendo grande interação com o ambiente externo direto e indireto. Além do conceito de homem organizacional, dos inevitáveis conflitos e dos incentivos mistos dentro da organização. Neste trabalho serão destacados a abordagem estruturalista, o conceito de estruturalismo, as tipologias organizacionais, os objetivos da organização e os fundamentos que contribuíram para o entendimento desta Teoria.
2 DESENVOLVIMENTO
A Escola Estruturalista
Surgimento da Escola Estruturalista
A Escola Estruturalista surgiu em decorrência do declínio do movimento das relações humanas, no final da década de 1950, com os seguintes aspectos:
1 - oposição entre os aspectos formais, e os defendidos pelos autores da escola clássica informais, valorizados pelos autores da Escola de Relações Humanas.
2 - a necessidade de visualizar a organização como um todo, e não de forma compartimentada e isolada. A organização lida com muitas variáveis complexas de ordem interna e externa. Ela tanto influencia como pode ser influenciada pelo ambiente externo direto e indireto.
3 - a repercussão dos resultados dos estruturalistas na compreensão das organizações como um todo integrado e complexo.
Conceito de Estruturalismo
O estruturalismo é um método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos em sua totalidade, salientando seu valor de posição. Os estruturalistas preocupam-se com as relações e interconexões das partes na constituição e na compreensão de todos. O estruturalismo esta alicerçado na totalidade e na