Escola estruturalista
ESCOLA ESTRUTURALISTA
Alunos:
Natalino
Maria
Elisabeti
Elizabeti
Emerson
Vanessa
Toledo, junho de 2012 A teoria estruturalista foi criada a partir de um desdobramento da burocracia como contrapartida de revira volta na administração causada pelos princípios sociais e filosóficos da teoria das Relações Humanas.
Ao final da década de 1950, as teorias clássicas e das relações humanas criaram situações em saída que a teoria da burocracia não deu conta de resolver, e a teoria estruturalista foi criada na tentativa se suprir essa carência de soluções na administração.
A teoria estruturalista teve como origem os seguintes fatos, segundo CHIAVENATO (2003) * A oposição surgindo entre a teoria tradicional e a teoria das relações humanas. * A necessidade que a organização seja vista como uma grande e completa unidade social, onde os grupos sociais interagem. * A influência do estruturalismo nas ciências sociais e na repercussão no estudo das organizações. * Novos conceitos de estrutura, conjunto de dois ou mais elementos que permanece inalterado, na mudança ou na diversidade de um dos elementos. Segundo ele o conceito de organização na teoria clássica é de “Estrutura Formal, como conjunto de órgãos, cargos e tarefas”. Com o estabelecimento de padrões de execução e treinamento dos operários. A teoria estruturalista tem como objetivo principal o estudo das organizações, fundamentalmente na estrutura interna e na interação com outras organizações, que são as unidades sociais e são concebidas para cumprir e atingir objetivos específicos, mantendo relações estáveis a fim de viabilizar o conjunto de metas propostas. A análise das organizações sobre a ótica estruturalista é feito dentro de uma abordagem global e com a durabilidade que sua origem compreende, a organização que pode ser formal e informal e abrange e os mais diversos tipos de organizações, como sistemas de recompensas e sansões, materiais e sociais,