A Escola Da Defini O De Valores Ticos
A escola, a seguir ao ambiente familiar, é o local onde os alunos adquirem valores morais, educação e aprendem a viver em sociedade. O contacto com adultos e colegas exige que pratiquemos determinados princípios importantes para o nosso desenvolvimento enquanto indivíduos e cidadãos.
Desta forma, os valores éticos são também transmitidos neste espaço, em várias situações. Assim, relativamente aos testes normalmente há uma tendência dos jovens para, quando não sabem a matéria, recorrerem a estratégias ilícitas para terem boas notas ou passarem de ano. Eticamente isso não será aceitável, no entanto os alunos preferem ter resultados mais elevados do que realmente aprenderem ou atingirem os objetivos por mérito próprio. Exemplo disto serão as cábulas e o ato de copiar pelos outros colegas. Na escola, deveríamos aprender que os resultados devem ser merecidos devido ao esforço e estudo e não por vias ilegítimas.
Termos consciência de que temos de cumprir obrigações, tais como respeitar horários ou estudar, é algo também adquirido na escola. É nossa obrigação, enquanto estudantes, respeitar estes princípios, pois eles irão preparar-nos para a eventualidade de, na prática de qualquer profissão, termos também regras a cumprir. A ética passa assim pelo cumprimento destas normas.
Outro valor ético que a escola deveria transmitir poderá ser o respeito pelo outro e pela diferença. O facto de haver convivência com pessoas com características que possam fugir ao padrão deve levar a que o respeito e a tolerância sejam praticados. No entanto, isto nem sempre se verifica, uma vez que as pessoas ditas “diferentes do normal” são, frequentemente, excluídas ou vítimas de bullying e a escola nem sempre intervém no sentido de evitar ou resolver estas situações.
Assim, os alunos começam a viver em sociedade, na escola, ganhando bases para a convivência social na idade adulta. Esta convivência deve ser o mais pacífica e respeitosa possível, tendo