A Escola Como Processo Social
“A educação é um processo social,é desenvolvimento.Não é a preparação para a vida, é a própria vida.”
-John Dewey-
Émile Durkheim
Ele acredita que a educação está ligada diretamente a toda vida social, já que os homens foram responsáveis pela criação da escola. Ele foi o primeiro sociólogo a afirmar que a escola é uma instituição fundamental para formação do indivíduo, pois a escola e a sociedade interagem e se completam.
A escola é uma instituição que atende as condições sociais e está sujeita a mudanças sempre que preciso, por isso é tida como um espaço de socialização.
Cabe à escola formar o individuo e inserir as regras sociais através da reprodução dos hábitos e valores. Existem aspectos diferentes entre educação escolar e educação fora da escola.
Processo educacional
O processo educacional não pode ser separado do espaço da aprendizagem, ou seja, do ambiente em que acontecem as ações do cotidiano e de suas implicações.
O papel da escola e da família no processo de socialização
A socialização é um processo que implica interação social, entre o individuo que está a ser socializado e a sociedade que o envolve. Este processo tem inicio na infância, denominado de socialização primária e a socialização secundária é a que ocorre a partir adolescência.
É
através da socialização que o individuo se torna um ser social, pensante, atuante, pois assimila a cultura, as normas, os comportamentos e as condutas do grupo social em que está inserido
A
escola não só detém o papel de transmissão de conhecimentos científicos, denominada de socialização formal, como também cabe a esta o desenvolvimento de capacidades cognitivas, afetivas, do relacionamento na sociedade, comunicação e participa da formação da identidade de cada aluno.
A
família é a base afetiva do individuo, é a esta que se delega a responsabilidade de satisfazer as necessidades básicas da criança,além disto a transmissão de cultura que envolve todas as