EUGENIA
Preservativos Camisinha masculina: É a mais conhecida. Pode ser usada em conjunto com um gel lubrificante à base de água, para facilitar a penetração nas primeiras vezes depois do parto. Existem camisinhas que já vêm com lubrificação. Nunca use duas camisinhas, uma em cima da outra. Em vez de reforçar a proteção, isso facilita que o preservativo rasgue. Camisinha feminina: Menos conhecida, mas você pode experimentar para ver o que acha. Ela é um pouco mais cara que a masculina, e mais difícil de encontrar. É composta por dois anéis e um tubo de poliuretano. Um anel flexível fica no fundo da vagina, e outro do lado de fora (por isso alguns a consideram antiestética). Protege também contra doenças sexualmente transmissíveis.
Pílula anticoncepcional de progesterona Para quem amamenta, a indicada é a pílula de progesterona de uso contínuo. É tão eficiente quanto a pílula tradicional, independentemente de a mulher amamentar exclusivamente ou não (tanto que é usada por quem não amamenta). A diferença é que ela só contém progestágeno, hormônio sintético semelhante à progesterona, enquanto a tradicional tem uma combinação de estrogênio e progesterona.
Injeção de progesterona mensal ou trimestral A injeção de progesterona (Depo-Provera) é um método eficiente para quem amamenta, e tem a vantagem de eliminar o problema do esquecimento de tomar as pílulas todos os dias. É tomada uma por mês ou uma vez a cada três meses, e pode ser usada tanto pela mulher que amamenta como pela que não dá o peito.
Pílula do dia seguinte A contracepção de emergência serve para isso mesmo: um caso de emergência. Você não pode se fiar só na pílula do dia seguinte -- escolha um dos métodos acima. A pílula do dia seguinte é para ser usada quando as coisas deram errado (a camisinha furou, por exemplo) e não tem mais jeito.