ACM03a
2150 palavras
9 páginas
Auditoria ContábilMódulo 3 – Controles Internos e Riscos de Auditoria
3.1 Conceitos Básicos dos CI
3.2 Objetivos dos CI
3.3 Relevância do CI no contexto empresarial
3.4 Classificação dos CI
3.5 Princípios Fundamentais dos CI
3.6 Limitações dos CI
3.7 CI e as Fraudes
3.8 Estudo e Avaliação dos CI
3.9 Riscos de Auditoria
Copyright 2015, by Antonio Mercês
1
Conceitos Básicos dos CI
São todos os instrumentos utilizados pela empresa para salvaguardar seu patrimônio, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, promover a eficiência operacional e estimular a adesão à política traçada pela administração. Refere-se a todos os métodos, políticas e procedimentos adotados pela organização para assegurar a privacidade e disponibilidade dos recursos informacionais, além de promover a eficiência e eficácia administrativa e a aderência às normas e padrões vigentes.
Conjunto de procedimentos, métodos, ou rotinas com os objetivos de proteger os ativos, produzir dados contábeis confiáveis e ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa.
Professor Antonio Mercês
2
Conceitos Básicos dos CI estabelecem os caminhos e meios para comparação para se chegar a um fim.
estrutura organizacional - relação de responsabilidade e autoridade.
Compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotados pela empresa, para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a adesão à política traçada pela administração. fonte: Comitê de Procedimentos de Auditoria do Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados - AICPA
sistema de regras relativos a direção dos negócios e a prática dos princípios, normas e funções para obtenção de resultados.
adequada precisão e observância aos elementos dispostos na contabilidade.
como salvaguardar e defender os bens e direitos da empresa. compreende a ação ou a força a ser posta
em