a era vargas
O início da Era Vargas se deu quando Getúlio Vargas foi nomeado como presidente e obteve poderes praticamente ilimitados, dando a ele liberdade para mudanças profundas.
Tudo começou durante o Governo Provisório, ocorrido entre 1930 e 1934: ao assumir o Governo, Getúlio Vargas criou novos ministérios, como o Ministério do Trabalho, da Indústria, do Comércio, da Educação, da Saúde, além de nomear diversos interventores de Estado. Isso fez com que muitos estados perdessem sua autonomia para Getúlio Vargas.
Depois do assassinato de quatro jovens estudantes, em 23 de maio de 1932, várias partes da sociedade paulista se revoltaram contra o evento, Esse foi o motivo pela criação da revolução paulista, como desejado pelo Estado e pelos participantes. O Estado não conseguiu aliados para fazer com que a constituição se tornasse realidade, mas Getúlio Vargas venceu a revolução paulista, mesmo com diversas dificuldades de apoio e aliança.
Depois destes eventos outros de extrema importância ocorrerão durante a Era Vargas:
· A criação do governo constitucionalista, entre 1934 e 1937.
· A revolta mineira de 1935, ocorrida entre 1935 e 1936.
· O plano Cohen e a derrubada do governo constitucionalista.
· A implantação do Estado Novo. entre 1937 e 1945.
· A Segunda Guerra Mundial influenciou o Governo e o país. A posição do Brasil perante a guerra foi cobrada e uma ameaça de invasão foi feita contra o Brasil, caso ficasse neutro.
O fim da Era Vargas foi marcado por um golpe militar, em 29 de outubro de 1945.Em sua cidade natal, São Borja, várias mudanças ocorreram e Getúlio Vargas chegou a ser presidente novamente elegido pelo povo para fazer mais mudanças no país.