A importância da Saúde Pública no Brasil, definições importantes no processo de qualidade de vida
Curso de Enfermagem 4ºSemestre
Maria Aparecida Santos Novaes
A importância da Saúde Pública no Brasil, definições importantes no processo de qualidade de vida
Feira de Santana-BA
Dezembro, 2014
A importância da Saúde Pública no Brasil
Pequena história da formação social brasileira. ALBUQUEQUER, Manoel Maurício, Rio de Janeiro: Graal, 1981, 728 p. ed.
Saúde Pública é a arte e a ciência de prevenir a doença, prolongar a vida, promover a saúde e a eficiência física e mental mediante o esforço organizado da comunidade, abrangendo o saneamento do meio, o controle das infecções, educação dos indivíduos nos princípios de higiene pessoal, a organização de serviços médicos e de enfermagem para o diagnóstico precoce e pronto tratamento das doenças e o desenvolvimento de uma estrutura social que assegure a cada indivíduo na sociedade um padrão de vida adequado à manutenção da saúde.
Portanto, Saúde Pública tem importante papel na promoção e recuperação da saúde comunitária, na promoção de saneamento básico, na profilaxia epidemiológica, na promoção de hospitais gerais, hospitais especializados, postos de saúde, ambulatórios de saúde mental, unidades básicas de saúde e centros de atenção psicossocial.
A saúde no Brasil é definida como direito de todos e dever do estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
O SUS foi definido pela Constituição de 1988, contudo somente foi regulamentado em 19 de setembro de 1990 através da Lei 8.080.Esta lei define o modelo operacional do SUS, propondo a sua forma de organização e de funcionamento.
Primeiramente a saúde passa a ser definida de um forma mais abrangente: "A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a