A Era Vargas Geo
ERA VARGAS
Nomes: Daniel Araújo, Tiago Silva, William Leal
Turma: 302
Disciplina: Geografia
Porto Alegre dia 28 de maio de 2015.
Sumário
Introdução Na década de 1930, a economia Brasileira começava a expandir seu horizonte. O mais importante, porém foi o ciclo do café, que permitiu a acumulação de capitais que serviram para impulsionar a indústria brasileira, com isso, tornava-se necessário produzir internamente as mercadorias antes importadas.Esses fatos modificaram a política econômica que assume um caráter mais nacionalista.Com a chegada de Getúlio Vargas o Brasil teve grandes mudanças em diversos setores como industrialização,economia,política social e outras além.
Desenvolvimento
Começo da industrialização Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. No início da década de 1930, o espaço geográfico brasileiro foi estruturado exclusivamente ao redor do modelo primário-exportador, fazendo com que a configuração das atividades econômicas fosse dispersa e com rara ou ausente interdependência. Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportação do café, com maior concentração de riquezas e indústrias na região de São Paulo e Rio de Janeiro. Eram fábricas de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação mais simples. A mão de obra usadas nestas fábricas eram, na maioria, formada por imigrantes italianos. Os produtos que compunham a pauta comercial brasileira destacaram-se a cana-de-açúcar, o algodão, o ouro, a borracha e o café.
Como tais atividades se encontravam dispersas no espaço, por convenção denomina-se de configuração em Arquipélago Econômico Regional (mapa Arquipélago Econômico Regional), isso por que as regiões brasileiras formavam uma espécie de ilhas. Conforme mapa abaixo:
A crise do modelo