Turismo
ALINNY CORRÊA DE OLIVEIRA
BEATRIZ SOUZA TALES DE ASSIS
GILBERTO CONCEIÇÃO DE SOUZA
JESSICA TAMIRES DA CONCEIÇÃO SOUZA
LAURIANA DE OLIVEIRA BRITO
MARCOS VINÍCIOS BRANDÃO DE LIMA
PAULA HAYANNA VALE DE FREITAS
REINALDO RIBEIRO MESCOUTO
TYANE DE SOUZA MELO
WENDEL HENRIQUE BEZERRA
Relatório do Roteiro Geo-Turístico da Belle Époque
Belém-PA 2012
universidade federal do pará instituto de ciências sociais aplicadas faculdade de turismo
BELLE ÉPOQUE
Relatório do roteiro Geo-Turístico apresentado à Universidade Federal do Pará- UFPA, como requisito para obtenção de pontos para a avaliação de geografia do turismo ministrada pela docente Goretti Tavares.
Belém-PA
2012
INTRODUÇÃO
Este relatório tem por objetivo contar um pouco da história da Belle Époque em Belém (no período da Borracha), além de mostrar um pouco do o novo projeto, desenvolvido pela Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará, Roteiros Geo-Turístico, da docente Goretti Tavares.
Mas afinal, o que foi Belle Époque?
Para a maioria dos europeus, a época entre 1871 e 1914 foi a Belle Époque. A ciência tinha tornado a vida mais cômoda e segura, o governo representativo tinha grande aceitação e se esperava confiantemente um progresso contínuo. As potências europeias se orgulhavam dos seus avanços e, convencidas de que a história lhes tinha reservado uma missão civilizadora. Paris foi a principal capital europeia que se glorificou na Gare de Lyon e na ponte Alexandre III.
As mudanças realizadas entre os séculos XIX e XX, estimuladas, principalmente, pelo dinamismo da economia internacional, também afetou a sociedade brasileira significativamente. De meados dos anos de 1890 até a Grande Guerra, a orquestra econômica global gerou grande prosperidade no país. O enriquecimento baseado no crescimento explosivo dos negócios formou o plano