A Era da Transmídia
Professor: Jon
Trabalho de Comunicação Digital.
O mundo sim está dominado pela tecnologia. Hoje em dia o Ciberespaço é mais comum do que nós imaginamos,que é nada mais do que o mundo virtual com o espaço que estamos inseridos , é o espaço das comunicações por computador “troca de informações” pois há interação, por isso o surgimento desse termo. E as informações trocadas nesse espaço é a famosa Cibercultura.
“O filósofo da informação Pierre Lévy (Tunísia, 1956), diz que cibercultura nada mais é do que a digitalização da informação. E que graças a essa informatização o trabalho humano tem tendência a deslocar-se cada vez mais para o inautomatizável, ou seja, a criatividade, a iniciativa, a coordenação e a relação, inclusive que essa mobilidade de receber e transmitir informação contribui para o reencontro e a reconexão da humanidade consigo mesma.
Pierre Lévy diz que hoje, todas as grandes cidades do planeta são como diferentes bairros de uma só megalópole virtual. Um computador e uma conexão telefônica dão acesso a quase todas as informações do mundo. E como na origem, só que em outra escala, a humanidade volta a ser uma só sociedade: A sociedade cibernética, que quebra barreiras e ultrapassa fronteiras em questão de segundos.”
Isso faz com que o cibernauta passa a não ser restrito com o que busca e o que vive, criando um mundo que não é real.
No filme Matrix acontece isso, eles informam que a Matrix é o mundo que vivemos, que não vivemos em um mundo real. Nele o personagem Neo é responsável por salvar toda a população de continuarem a ser escravos da tecnologia. Ele é um humano que a vida real se chama Anderson mas no mundo cibernético é um hacker com o nome Neo. A única chance de iniciar a virada contra Matrix é encontrar o predestinado humano capaz de controlá-la com sua mente, quebrando regras. Morpheus, um dos primeiros humanos a conseguir escapar da Matrix, acredita já tê-lo encontrado,