Transmidia
Oficina de Textos Profº: Juliano Azevedo
Aluna: Aline Almeida
TRANSMÍDIA
O termo Transmídia surgiu pela primeira vez com o Prof. Marsha Kinder, na University of Southern California (EUA) em 1991, mas o termo só foi utilizado pela primeira vez, por Prof. Henry Jenkins, em seu livro Cultura da Convergência em 2006. É um o fenômeno do transporte da informação pelos vários tipos de plataformas de comunicação. É transmitir uma mensagem ou história através de várias mídias, tendo consciência de que cada uma exige uma narrativa específica e atinge públicos diferentes, pois o que importa realmente é a história que será transmitida. Significa qualquer coisa que se move de uma mídia para outra. As histórias sempre se moveram entre as mídias. A narrativa transmídia é diferente de uma adaptação, ela é uma história que é contada por meio de múltiplas mídias. Não se trata de contar a mesma história em diferentes mídias, se desdobra por meio de diferentes plataformas de mídia, onde cada texto de cada meio produz uma distintiva e valorosa contribuição para o todo. Em outras palavras, a narrativa transmídia é uma história que usa um meio (um longa, por exemplo) para contar o primeiro capítulo, outro meio de comunicação (os quadrinhos) para contar o segundo capítulo e uma terceira mídia (um game) para o seguinte, e assim sucessivamente.
A narrativa transmídia é um processo encontrado em algumas áreas da comunicação, seja no entretenimento, no jornalismo, no meio corporativo e até mesmo na área da educação.
A transmídia é criada combinando filme, sites, histórias em quadrinhos, livros, jogos de videogame, redes sociais, vídeos para celulares e outras formas de mídia, buscando uma participação maior do consumidor/espectador, para que a experiência de consumo seja maior. O papel da transmídia é simples: espalhar a história de um livro ou filme em diferentes meios de comunicação ou em plataformas distintas. É fazer com