Transmídia
Antes de me aprofundar no conceito, vou fazer um parêntese e abordar as particularidades e diferenças entre transmídia, crossmídia e multimídia, assim matamos de vez a propagação das bobagens que falam por aí!
Multimídia, crossmídia e transmídia são conceitos formulados como formas de se contar uma história com uso combinado de diferentes plataformas de mediação
MULTIMÍDIA: Uma história é contada por meio de diferentes mídias simultaneamente.
A narrativa é apoiada por artefatos espalhados por vários tipos de mídia.
Nenhum desses artefatos pode contar a história por conta própria e a narrativa não pode ser entendida se faltar um desses elementos.
CROSSMÍDIA: Uma história é interpretada de forma independente em diferentes mídias.
O consumo da narrativa em um meio pode reforçar sua compreensão em outros.
A interpretação da história em cada meio individual é auto-suficiente. Exemplos comuns são adaptações cinematográficas de livros (vide Harry Potter).
TRANSMÍDIA: Várias histórias compõem um único ( e rico) universo.
Cada narrativa é contada através de diferentes meios de forma autônoma, e se complementam para dar forma a uma só grande narrativa.
Bons exemplos são as trilogias de cinema, quadrinhos e mundo virtual, todos eles são auto-sufientes, mas ao mesmo tempo estão reforçando uns aos outros (Matrix).
OBS: Essas abordagens não são mutuamente exclusivas. combinando esses gêneros entre si, é possível conceber, por exemplo, trans-narrativas multimídias (Lost, com TV, ARG, game, jogo de tabuleiro, romances e outros artefatos).
Bom, resgatando o conceito do Jeff Gomez, para que Transmídia exista, cada parte da história deve