Parecer Psicossocial
Avaliado
F A
Nascimento: 24/06/1991 – 23 anos
Motivo da intervenção – visita e orientação
Demanda solicitada pelo Ministério Público e Poder Judiciário da Comarca de Cantagalo. Tal avaliação compreende em perceber Condição Intelectual, bem como avaliar seu contato com a realidade.
Descrição
Segundo se tem conhecimento da adulta avaliada, se percebe que no seu histórico de vida há repetidos relatos de fracasso escolar, acompanhamento em Educação Especial (Estudou em APAE), além de uma visível condição de baixo poder econômico e exclusão social.
Tendo isto em como ponto de partida aferiu-se com objetivo de avaliá-la para fins de se perceber seu potencial cognitivo, assim, notou-se que apresentou dificuldades como: de orientação espacial e temporal, limitação na compreensão e na memória imediata, e desempenho abaixo do esperado em quesitos como reprodução de cópia e produção de escrita. Tais evidências configuram como Indício de Déficit Intelectual Moderado.
A avaliada também demonstrou indícios de outro quesito que configura baixo rendimento intelectual. Sob o aspecto de autos cuidados, esta se mostra não ter conhecimento de conceitos básicos de orientação para cuidar de si ou mesmo da casa. Isto foi evidente, pois suas condições de higiene e salubridade se mostraram bem aquém do esperado por sua idade cronológica.
Conclusão
Observou-se que o contexto geral da avaliada é de muitas fragilidades. Desde a questão de autos cuidados, bem como a condição sócio-econômica de difícil superação, e por fim a presença de Déficit Intelectual. Tais carências são observadas e estão sendo amparadas pelo Cras de Virmond. Também será sugerido a ela que freqüentes oficinas de convivências promovidas por este Centro de Referência. Assim pretende-se que a avaliada esteja sob o olhar da rede de proteção e que também possa superar algumas limitações mediante a orientação oferecida.
Sem mais, coloco-me à disposição para quaisquer