A entrevista clinica
Capitulo V: A entrevista clínica
Neste capitulo a autora Jurema Alcides Cunha vai falar da entrevista clinica e dos variados tipos de entrevistas que pode ser abordada pelo profissional.
A entrevista clinica é uma por técnicas de investigação tem tempo delimitado é dirigido por um entrevistador treinado, esse método é usado para buscar e descrever situações pessoais ou sistêmicas. É um processo do qual o entrevistador está na busca de encaminhamentos e direcionamentos para o cliente que vem em busca de ajudar quer seja via encaminhamento ou por queixa própria. A entrevista clinica é mais dirigida o entrevistador guia a entrevista em busca de informação que acrescente aquela sessão deixando mais fácil para um encaminhamento ou possível tratamento psicoterápico, para facilitar o entrevistado também deve estar afim de participar deste processo dando mais informações.
Existem variados tipos de entrevistas, elas são divididas em três grupos a semi-estruturadas e de livre de estruturação e a estruturadas. A estruturada é mais usada em pesquisas onde não requer grandes conhecimentos dos entrevistados, tem seu objetivo em levantamento de dados, já a entrevista de livre estruturação exige que o entrevistado reconheça a si mesmo suas metas e seus objetivos, que a partir do momento em que o entrevistado sabe e entende o que está fazendo ali ele mesmo busca mediar a situação para as questões da qual a queixa surge, e desta forma o entrevistador consegue através dos relatos do entrevistado dar continuidade a entrevista de forma com que a mesma que era antes de livre estruturação passe a ser semi-estruturada, neste tipo de entrevista o entrevistador tem em mente buscar seus objetivos e informações necessárias para o diagnostico do paciente são muito utilizadas em settings terapêuticos para padronização dos procedimentos.
O autor vai explicar outros tipos de entrevistas da qual embora tenha a mesma