Fichamento a entrevista clínica
A entrevista clínica
A entrevista clínica é um conjunto de técnicas de investigação, que faz parte do processo de avaliação, tendo outras técnicas para dar suporte a ela ou a própria entrevista como suporte para outras técnicas, como por exemplo, os testes.
Entende-se, através do texto, que a entrevista é sempre dirigida, mesmo quando há uma estruturação livre. Verifica-se nestes casos, que o objetivo da entrevista é bem definido, o que demonstra que há um grau de estruturação buscado por essa entrevista.
No processo de entrevista, existe uma relação hierarquizada, onde o entrevistador detém poder e precisa reconhecer isso, pois é responsável pelo bem-estar do entrevistado. O andamento do processo de entrevista depende do entrevistado, que se pressupõe que esteja colaborativo. Caso não esteja, o psicólogo deve buscar entender essa atitude.
A entrevista clínica, enquanto técnica, exige um treinamento por parte do entrevistador, demandando também experiência para que aspectos indesejáveis não tomem forma. O ensino teórico e a prática supervisionada são o que melhor abarcam tais necessidades.
A entrevista deve beneficiar o cliente, sendo necessário em algumas situações a delimitação de quem é o cliente e com quais interesses se está trabalhando nesse processo. Deve-se também observar a delimitação temporal, pois se há uma entrevista que precede um processo diferente, há diferentes objetivos e mudança de atitude por parte do profissional.
O autor deste texto classifica as entrevistas segundo a forma e segundo o objetivo. Segundo a forma, temos as entrevistas estruturadas, que têm suas respostas padronizadas e tem pouco valor subjetivo, as entrevistas de livre estruturação, onde existe um objetivo, porém a entrevista se dá de acordo com o discurso do entrevistado, e a entrevista semi-estruturada, onde o entrevistador tem seus objetivos claros expostos nas perguntas, porém pode utilizar-se dos dados para fins de pesquisa e estatísticos, pois existe uma