A entrevista clinica
Autor: Marcelo Tavares
Bibliografia: Cunha, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico –V. 5. Ed. Artmed, 2000. Resenha
Existem vários tipos de entrevistas, as estratégias de cada uma, depende do objetivo.
A entrevista clinica em psicologia é dirigida por um entrevistador treinado que em uma relação profissional utiliza conhecimentos psicológicos num tempo delimitado utilizando técnicas de investigação com o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos visando fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em beneficio da pessoa entrevistada.
O Objetivo da investigação é descrever, avaliar, levantar informações para relacionar eventos e experiências e assim estabelecer conclusões e tomar decisões.
A Entrevista é um processo de avaliação que pode ser feito em uma única sessão e ser dirigido a fazer um encaminhamento ou definir os objetivos de um processo psicoterapêutico. Outras vezes, o processo exige a utilização de outras técnicas e de instrumentos projetivos ou cognitivos e técnicas de observação para a avaliação. Portanto, a entrevista é parte de um processo, podendo utilizar vários outros procedimentos em psicologia.
A entrevista clinica por não ser um procedimento padronizado é o único capaz de adaptar-se a diversidade de situações clinicas. A entrevista clinica é muito importante na avaliação psicológica.
Para alcançar os objetivos o entrevistador direciona a entrevista que sempre tem alguma forma de estrutura.
É responsabilidade do entrevistador, dominar técnicas e a complexidade do conhecimento utilizado e também de reconhecer a necessidade de treinamento especializado e atualizações constantes ou periódicas, para evitar possíveis erros.
A responsabilidade do entrevistado é de prestar informações.
Na entrevista nem sempre o beneficiado é o entrevistado podem, haver terceiros envolvidos como Juízes, empregadores, empresas de