Entrevista Clinica
SÍNTESE DE ARTIGO UTILIZADO EM AULA
Disciplina: Observação do comportamento e Entrevista Nota:
Professor (a): Rosina Forteski Glidden
Acadêmico: Felipe Martins Turma : 1.1/B Data: 10/03/2015
Entrevista Clínica e Seu Processo
Segundo a História, a entrevista que conhecemos hoje ficou conhecida, por integrações graças a grandes coletas de dados na ciência e também a psicologia. Hoje na Psicologia clínica, ela é feita a duas dimensões a Conteúdo e a Processo. A dimensão conteúdo procura-se em realizar uma entrevista, a dimensão processo é referida a uma interação entre a terapeuta e o cliente. A entrevista se refere a um relato verbal, na entrevista também temos o limite da linguagem onde quem esta entrevistando ou quem esta sendo entrevistado podem se decodificar.
Para o escritor Mucchielli (1978), entrevista se conscientiza em indução onde o objetivo seja fazer o cliente a relatar e conseguir expressar seus problemas Além de Mucchielli(escritor,1978) Miranda & Miranda (1986) , afirmam que o entrevistador precisa conhecer a si mesmo , estar seguro , não ter problemas e ser honesto . Os terapeutas tem a grande preocupação nas coletas de dados e não dão tanta atenção ao processo.
Concluindo, sabe-se que o mais importante para uma analise é poder entendê-la como um trabalho que tem juntado a si um conjunto de habilidades e que podem ser aprendida, psicologia tem a desenvolver estratégias ou técnicas aonde a sim fazem a entrevista um instrumento de trabalho que pode tanto ser pra coleta de dados ou para intervenção.