A entrada da gol no mercado
As prioridades competitivas da Gol são o custo baixo, tarifa baixa, tornando o transporte aéreo viável para as classes média e baixa, o chamado low cost, low fare (custo baixo, tarifa baixa). Perfil inovador, planejamento eficiente na elaboração das ações executadas, oferecendo serviços de qualidade e garantindo clientes fiéis à empresa.
Fatores que impulsionaram a entrada da Gol no mercado aéreo brasileiro:
• Crescimento do PIB;
• Perfil dos passageiros transportados;
• Comportamento do consumidor na compra de uma passagem concorrência economicamente frágil e aumento crescente dos preços do combustível.
Estratégia de melhoria, para os serviços já existentes na companhia, optando por uma frota padrão, com aeronaves que tem consumo de combustível 11% menor que as similares utilizadas por outras companhias, manutenção faseada, serviço a bordo simplificado. Investiu em tecnologia, possuindo alto grau de informatização, e inteligência competitiva para recolher e processar informações de seus clientes para melhor preencher suas tarifas, aproveitando ao máximo o quanto cada cliente se dispõe a gastar com passagens aéreas, a comercialização das passagens é realizada aos usuários com baixa intermediação de agentes de viagens, reduzindo muito o custo de comercialização. Redução do custo de pessoal.
2. Quais são as decisões sobre processos e cadeia de valor que a Gol utiliza para desenvolver competências e atingir as prioridades competitivas?
A empresa decidiu investir numa frota de aeronaves que mais modernas e econômicas. Os aviões adquiridos pela Gol consomem menos combustível, permanecem menos tempo em solo para manutenções já que possuem computadores que apontam as necessidades de manutenção além de serem faseadas, ou seja, podem ser realizadas em fases, diminuindo o tempo de parada do avião. Ela investiu em funcionários