trabalho caso da GOL
Caso GOL
1. Conceitue, resumidamente, o modelo de negócios que a GOL utilizou para entrar no setor da aviação civil no Brasil.
A GOL se inseriu no setor de aviação brasileiro usando um modelo chamado Low cost, Low fare que significa (baixo custo, baixa tarifa). Proporcionando assim gastos menores com funcionários, uma frota homogenia e utilizando aeroportos regionais que cobravam menores taxas. 2. Quais lhe parecem ser a missão e a visão da GOL? Você acha que elas mudaram ao longo dos anos? Consulte o site da companhia para confirmar sua resposta.
A missão: adaptar-se ao mercado, criando uma tendência inovadora no segmento (realizar voos domésticos, reduzir os gastos com luxos no serviço de bordo, diminuir o tempo da aeronave em solo, aumentar a produtividade, ter uma frota econômica diminuindo gastos desnecessários com manutenção e combustível e utilizar aeroportos de empresas com taxas mais baixas). A visão: utilizar um mercado não explorado, prestando serviço para uma classe que necessita (atender com preços mais acessíveis a população de classe econômica).
3. Faça uma analise SWOT para o inicio das operações da GOL.
Ponto forte da GOL: o seu baixo custo operacional, destaque no mercado com a ideia de low cost, low fare para que pudesse atender a demanda de classes mais baixas. Ponto fraco: a ameaça de concorrência das empresas com mais experiência de mercado e prestígio. Estratégia: Enfraquecimento da concorrência devido a tecnologia e o plano de ação utilizados, gerando a oportunidade para o lançamento de uma nova companhia de aviação.
4. Segundo a tipologia de Michael Porter, qual é a estratégia de negócio seguida pela GOL? Quais são suas principais vantagens corporativas?
Tem como estratégia manter os preços abaixo da concorrência, ganhar mais mercado, objetivo de continuar inovando através de tecnologia e frota moderna com intuito de reduzir assim os preços e