Gol levanta voo
1) A Gol ao entrar no setor da aviação civil apostou na redução de gastos, cobrando assim da clientela que seria de uma classe mais baixa, tarifas e custos baixos, tornando-se assim um atraente regional contra as demais empresas já postas.
2) A Visão da Gol era entrar no mercado reduzindo custos operacionais ao máximo e manter sua aeronaves o mais tempo no ar, já sua missão era oferecer um serviço de baixo custo e tarifa.
3) Para o início das operações da Gol, o cenário da aviação civil no Brasil sofria com a falência da Transbrasil, o mesmo caminho rumado pela Vasp e a queda, o aumento de passivos e os prejuízos acumulados da Varig (maior atuação até então), daí se viu a oportunidade de se criar uma nova empresa com custos e gastos reduzidos, opções distintas de voos com aeronaves de bom custo benefício onde o estímulo devido às baixas tarifas e custos a nortearam rumo ao crescimento no mercado.
4) A Gol aposta na simplicidade das operações, sua estratégia era manter o preço sempre abaixo da concorrência como suas tarifas podendo assim ter competitividade a criar influencia em uma classe homogênea aumentando sua participação e desenvolvimento no mercado operado.
5) A estratégia rumada pela Gol, contribuiu integralmente no alcance dos seus objetivos. Com um planejamento realizado eficientemente, a Gol conseguiu crescimento e renome no mercado com seu low cost, low fare e conseguiu também comprar a Varig aumentando assim sua participação em rotas e slots nos aeroportos, consolidando então entre as empresas de aviação civil mais importantes no mercado brasileiro atual.
6) A Gol no inicio foi uma aposta e sua posição não era a de primeira na hierarquia, atualmente as empresas de ônibus já vem classificadas atrás da Gol, sendo a mais importante empresa.
7) § Ameaça de Novos Entrantes: o mercado da aviação civil, apesar do aumento da oferta nos últimos anos, não é um mercado com uma entrada tão fácil, pois