A Gol levanta Vôo
1- Conceitue, resumidamente, o modelo de negócios que a Gol utilizou para entrar no setor da aviação civil no Brasil.
R: A Gol utilizou o modelo de negócios Low cost, Low fare (Baixo custo e baixa tarifa). A companhia democratizou as viagens de avião no Brasil e na América do Sul. Conseguindo com isso oferecer serviços tão eficientes porque tem um modelo de negócios baseado em estruturas, sistemas e controles que privilegiam a qualidade, a alta tecnologia, a segurança, a padronização da frota, a motivação e a produtividade de sua equipe. Com foco constante na redução de custos
2. Quais lhe parecem ser a missão e a visão da Gol? Você acha que elas mudariam ao longo dos anos? Consulte o site da companhia para confirmar sua resposta.
R: Missão: Aproximar pessoas com segurança e inteligência. Visão: Ser a melhor companhia aérea para viajar, trabalhar e investir. A Gol não mudou sua visão e missão inicial, adaptou-se ao mercado, criando ainda no Brasil uma tendência inovadora no segmento, quero acreditar que não irão mudar ao longo dos anos.
3. Faça uma análise SWOT para o início das operações da Gol.
R: Oportunidades- Funcionários com grande experiência, baixos salários, concorrência desestabilizada e frágil.
Ponto Forte- Aviões modernos e econômicos, colaboradores treinados, horário distintos de vôos, aeronave com tecnologia de Ponta.
Ameaças- As empresas aéreas baixaram seus preços na tentativa de não perder o mercado.
Ponto Fraco- Perda de clientes Classe A, que desejam serviços diferenciados e estão dispostos a pagar por isso, a extinção das classes de passagem econômica e executiva, salas Vips.
4. Segundo a tipologia de Michael Porter, qual é a estratégia de negócio seguida pela Gol? Quais são as principais vantagens competitivas?
R: Tem como estratégia de mercado manter os preços abaixo da concorrência, ganhar mais mercado, tem por objetivo continuar inovando