Caso 5 - Gol
2) A Visão da Gol era entrar no mercado reduzindo custos operacionais ao máximo e manter sua aeronaves o mais tempo no ar, já sua missão era oferecer um serviço de baixo custo e tarifa.
3) Segundo a matriz SWOT , a empresa tem como força seu preço , como fraqueza sua quantidade reduzida de voos oferecidos , como oportunidade a chance de empacar de vez no mercado com a compra da Varig e como ameaça o fato das outras linhas trabalharem com maior escalas de voo e maior oportunidade de promoções .
4) A Gol aposta na simplicidade das operações, sua estratégia era manter o preço sempre abaixo da concorrência podendo assim ter competitividade e criar influencia em uma classe homogênea aumentando sua participação e desenvolvimento no mercado operado.
5) A estratégia rumada pela Gol, contribuiu integralmente no alcance dos seus objetivos. Com um planejamento realizado eficientemente, a Gol conseguiu crescimento e renome no mercado com seu baixo custo, baixas taxas e conseguiu também comprar a Varig aumentando assim sua participação em rotas e slots nos aeroportos, consolidando então entre as empresas de aviação civil mais importantes no mercado brasileiro atual.
6) Utilizando a matriz BCG, conclui-se que a Gol estava na posição “ponto de interrogação”, posição relativa a um negócio que conta com pequena participação em umaindústria em rápido crescimento e esse negócio corre o risco de fracassar, o que não foi o caso da Gol. Hoje ela se encontra na posição “estrela”.
7) No setor de aviação civil, as barreiras para à entrada de concorrentes são bastante elevadas, reduzindo assim a ameaça de novas empresas no mercado. Da mesma forma, a ameaça de entrada de produtos substitutos também é baixa. Neste setor, o poder de barganha