A Energia bruta
O próximo passo no refinamento do valor obtido da energia seria especificar quanto da EM seria utilizada para as funções vitais do animal (mantença) e finalmente para a produção (seja ganho de peso, gestação ou lactação), denominada de energia líquida (EL).
Para que se possa estimar a ingestão de energia alimentar necessária para o nível desejado de produção animal (crescimento, engorda, lactação, etc.), é necessário que se conheça também a exigência de energia para mantença. ( victor pdf bezzeros).
A exigência líquida de energia para lactação corresponde à quantidade de energia que é convertida em leite, diariamente, em função da produção de leite diária de sua composição (gordura, proteína bruta e lactose).
De acordo com o NRC (2000), os gastos energéticos com a mantença variam com o peso corporal, raça ou genótipo, sexo,idade, estação do ano, temperatura, estado fisiológico e nutrição prévia. Vacas leiteiras
10
É facto reconhecido que a aptidão do animal para produção de leite exerce influência sobre a sua exigência de energia de mantenção. Nesse sentido, Ferrell e Jenkins (1985) comparam raças econdições nutricionais adequadas e verificaram correlações positivas entre a exigência de energia líquida de mantença (ELm) e o potencial genético para produção de leite e a taxa de crescimento do animal.
A influência do potencial de produção de leite sobre a exigência de mantença está associada a diferentes fatore
s. O fator mais fortemente relacionado à maior exigência de energia de mantença dos animais com maior aptidão leiteira é sua maior massa de órgãos metabolicament e ativos, em relação aos animais tipicamente de corte. Esses órgãos possuem alta atividade metabólica e a reciclagem da proteína e o transporte de í ons através das membranas