Resumo Gestao Estrategia De Pessoas
A Gestão Estratégica
A gestão estratégica pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes , durante e depois de sua elaboração e implementação na empresa, caracteriza-se como um processo sistemático e constante de tomada de decisões , cujos efeitos e consequências deverão ocorrer no futuro.
Na Gestão Estratégica podem-se distinguir três grandes níveis hierárquicos :
- Gestão Estratégica Corporativa;
- Gestão Estratégica de Unidades de Negócio ;
- Gestão Estratégica de Áreas ou Processos Funcionais.
No processo de gestão estratégica , gerentes e equipes técnicas desempenham diferentes papéis na formulação , implementação e controle das estratégias. Basicamente , trata-se de distinguir três níveis hierárquicos no planejamento estratégico periódico : o institucional , o dos negócios e o funcional.
No nível institucional , estão as decisões que não podem ser descentralizadas , aqueles que atuam em áreas intermediárias da organização não possuem informações apropriadas podendo gerar perdas ou restrições a unidades de negócios.
No nível das estratégias de negócios , escolhe-se alternativas para assegurar desempenho competitivo e manter a atividade fim da organização. O desafio é conceber missões , opções , objetivos e ações para suas unidades , em coerência com a estratégia corporativa e a disponibilidade de recursos indicado para o conjunto das funções.
No nível funcional consolidamos as necessidades de meios exigidos pela organização e para cada negócio concebemos estratégias específicas voltadas para diferentes suportes funcionais da organização.
A prospectiva de cenários na gestão estratégica
O futuro já está definido , pelo menos a longo prazo , faltando apenas condições adequadas de interpretação dos livros ou das leis históricas. E embora o futuro previsto seja , nas duas correntes , eventualmente diverso e a metodologia seguramente diferente , a base é comum : o determinismo e a unicidade do