A EMPRESA DO FUTURO
2008 marca o terceiro Estudo Global de CEO, realizado a cada dois anos pela IBM. No estudo deste ano, vocês, entre mais de 1000 CEOs e líderes de instituições dos setores público e privado – compartilharam uma vez mais suas experiências e planos, e olharam ainda mais longe no horizonte, pintando um quadro notavelmente detalhado do futuro das empresas.
Vocês nos disseram que prevêem ainda mais mudanças pela frente.
E apesar de sua total consciência sobre a dificuldade de manter o ritmo, vocês estão, em geral, claramente otimistas e voltados para a ação. Isso está claro nos tipos de mudanças que vocês estão planejando.
Eles não são nada desprezíveis. Por exemplo, vocês reconhecem que seus clientes estão muito mais informados e exigentes hoje em dia. No entanto, em vez de verem isso como problema, vêem como a oportunidade de se inspirarem na energia e nas idéias dos clientes para colaborar e diferenciar suas empresas.
Acho que é profundamente animador – e isso reforça muito a experiência da própria IBM. Por muitos anos, temos observado essas mesmas alterações nos negócios, na tecnologia e nos mercados globais, e elas nos levaram a reinventar nosso portfólio de produtos e serviços para integrar globalmente a empresa e mudar a forma de trabalharmos com os clientes, nossa abordagem com relação a P&D, nossas práticas de gestão das forças de trabalho e o modo de administrar a empresa. carta do chairman carta do chairman
Afinal, a prova das decisões de qualquer líder está em seus resultados.
E a experiência de nossos clientes é consistente: o foco na inovação funciona. Isso também está evidente no resultado do estudo deste ano. Entre vocês, aqueles que vêm representando um papel mais arrojado – perseguindo a inovação mais global, colaborativa e desbravadora do modelo de negócios – estão superando seus colegas em desempenho.
Espero que considerem útil nosso Estudo Global de CEO e gostaria de agradecer a todos