EMPRESAS E O FUTURO
Atualmente, analisando a conjectura que se encontra a sociedade em relação aos jovens e suas perspectivas para o futuro, as empresas cada vez mais primam pela qualidade e a vontade de querer fazer. O interesse em aprender e a competência da mão-de-obra em executar as tarefas são peças chave para se destacar no mercado competitivo atual. Contudo, o que acontece no Brasil e em diversas outras partes do mundo é bem diferente, já que a falta de interesse, educação de qualidade e o comodismo levam a maioria dos jovens a se apegar em status e aparência e se esquecer das responsabilidades que precisam exercer perante a sociedade e a vida.
A pequena e seletiva parcela de jovens hoje em dia que realmente almejam um futuro promissor e de sucesso são bastante impacientes e acabam deixando que a ansiedade lhes atrapalhe, acarretando perca do foco e como consequência o fracasso eminente no futuro. A parcela que consegue passar por essas dificuldades, encara os problemas e busca maneiras para resolvê-los, são jovens capacitados que cada vez mais são disputados pelas empresas. Além da qualificação, a vontade de executar a função, vencer os desafios e representar a empresa têm sido características muito importantes no momento da escolha empresarial.
Assim para um aumento e melhor qualidade da mão-de-obra jovem, as empresas deveriam investir na parceria com escolas, cercando o jovem desde sua formação básica, pois os estimulariam a buscar o perfil traçado, minimizando expectativas e ansiedade ao longo do caminho para se encaixar no perfil esperado.
Planejamento é algo essencial para as empresas. Para se administrar naturalmente o negócio, é preciso manter a disciplina e todos os pontos do planejamento em ordem. Especialistas dizem que empreendedores normalmente apresentam problemas ao lidar com projetos de curto e longo prazo. Uma parte significativa destes empresários não consegue conciliar visão de longo prazo com metas de um curto. Planeje