A educação e a política de cotas no brasil contemporâneo
Epaminondas Reis Alves
Graduando em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz
E-mail: epaminondasreis@yahoo.com.br
_________________________________________________________________
RESUMO
Este artigo tem como objetivo analisar escritos de diversos autores que tratam sobre escravidão e pesquisa do ‘negro’ em seu meio social, utilizando os mesmos como base para entender o preconceito sofrido por esta classe no Brasil contemporâneo, bem como debater a cerca sobre as políticas educacionais por parte do Governo Brasileiro, para estas pessoas.
Palavras-chave: Cotas – preconceito – educação – política – Brasil
ABSTRACT
This article aims to analyze the writings of many authors who deal with research on slavery and the 'black' in their social environment, using them as a basis to understand the prejudice suffered by this class in contemporary Brazil, as well as discussing about the policies education by the Brazilian Government, for these people.
Keywords: Quotes - prejudice - education – policy - Brazil
Desde o ‘achamento’ do Brasil, homens e mulheres do continente africano, foram intensamente arrancados de suas terras e levados para Europa e Américas, a fim de construírem economicamente estes espaços, a serviço de homens em sua maioria de origem europeia, onde passaram a ser tratados como animais que só serviam para trabalhar e produzir até a morte. A historiografia da escravidão evidencia as manifestações da violência senhorial – açoites, mutilações, assassinatos, etc., somados a negligência assistencial dos escravos (má alimentação, paupérrimo vestuário, falta de cuidados médicos) os variados mecanismos de coerção física servil demonstram que a violência, além de ser a base da sociedade escravista, era indispensável para assegurar a racionalidade do sistema. Era da alta exploração da mão de obra que vinham os altos lucros da metrópole.
Para justificar a dominação destas pessoas,