Conteúdo de geometria analítica (completo)
TRABALHO DE MATEMÁTICA
GUARULHOS, 2013
ESCOLA ESTADUAL FREDERICO DE BARROS BROTERO
GEOMETRIA ANALÍTICA
Gabriel Vitor do Nascimento – Nº 50
3º ano A
INTRODUÇÃO
Neste trabalho apresentarei a história, os conteúdos, características e exercícios de fixação sobre a Geometria Analítica (G.A).
GEOMETRIA ANALÍTICA NA HISTÓRIA
A Geometria Analítica, também denominada de coordenadas geométricas, se baseia nos estudos da Geometria através da utilização da Álgebra. Os estudos iniciais estão ligados ao matemático francês René Descartes (1596 -1650), criador do sistema de coordenadas cartesianas.
Os estudos relacionados à Geometria Analítica datam seu início no século XVII, Descartes, ao relacionar a Álgebra com a Geometria, criou princípios matemáticos capazes de analisar por métodos geométricos as propriedades do ponto, da reta e da circunferência, determinando distâncias entre eles, localização e pontos de coordenadas.
Uma característica importante da G.A. se apresenta na definição de formas geométricas de modo numérico, extraindo dados informativos da representação. Com base nesses estudos, a Matemática passa a ser vista como uma disciplina moderna, capaz de explicar e demonstrar situações relacionadas ao espaço.
Podemos relacionar os seguintes tópicos ao estudo da G.A.:
Estudo Analítico do Ponto * Plano Cartesiano
Criado por René Descartes, o plano cartesiano consiste em dois eixos perpendiculares, sendo o horizontal chamado de eixo das abscissas e o vertical de eixo das ordenadas. O plano cartesiano foi desenvolvido por Descartes no intuito de localizar pontos num determinado espaço. As disposições dos eixos no plano formam quatro quadrantes, mostrados na figura a seguir:
O encontro dos eixos é chamado de origem. Cada ponto do plano cartesiano é formado por um par ordenado (x , y ), onde x: abscissa e y: ordenada.
Marcando pontos no plano cartesiano
Dados os pontos A(3,6), B(2,3), C(-1,2), D(-5,-3), E(2,-4),