A Educação e Durkheim
Centro de Educação e Humanidades
Instituto de Educação Física e Desporto
Curso de Licenciatura
Disciplina: Sociologia da Educação
Professor: Sérgio Rafael
A Educação do Ponto de Vista da Sociologia: Indicações Iniciais
PAULA PESSOA DOS SANTOS DE NADER PEREIRA
Rio de Janeiro
1º Semestre de 2012
A Educação do Ponto de Vista da Sociologia: Indicações Iniciais
A Educação e Durkheim
Émile Durkheim nasceu em 1958 na França e viveu em um período muito conturbado politicamente, de muitas crises econômicas e o encaminhamento para a Primeira Guerra Mundial. Todo esse ambiente conflituoso em uma recém-consolidada e em expansão sociedade capitalista industrial e tecnológica norteou todo o seu pensamento sociológico, inclusive sobre a educação.
Além de educação, suas principais publicações abordam temas como o suicídio, que ele acredita ser uma patologia da sociedade moderna, por ser algo de caráter extremamente individual. A religião também já foi seu foco, não pela crença em uma divindade transcendente, mas com o objetivo de fundamentar o objeto da fé, que é despertada e criada pela própria sociedade.
Seus estudos estão baseados e fundamentados em análises históricas e busca semelhanças entre as sociedades em diversas épocas. Ele analisa, por exemplo, a Igreja, que apesar de diferente em diversos momentos, sempre existiu, assim como a Família e a Educação. Assim, ele constrói a teoria do fato social, o seu verdadeiro objeto de estudo.
Como explica Lucena (2010)
“A característica do fato social é que ele exerce uma coerção sobre os indivíduos. Os fatos sociais são coisas, e as coisas são tudo o que nos é dado, tudo o que oferece à observação. O fato social é toda a maneira de fazer, suscetível de exercer uma coerção externa sobre o indivíduo.”
Sendo assim, Durkheim dá à Sociologia um caráter científico, que faz observações e análises do tempo histórico. Ele acredita que as