A educação a distância
Ensino a distância
Diversas são as definições de ensino a distância, mas segundo Alves et al. (2012) todas convergem para a mesma definição, onde “ensino a distância é a educação formal onde o professor e o aluno não se encontram no mesmo local e tempo”.
Ainda segundo Alves et al. (2012), o ensino a distância teve seu início nas cartas de Platão, passando por experiências de ensinos por correspondências no final do século XVIII, teve progresso acelerado a partir da Segunda Guerra Mundial e com o advento de novas tecnologias e meios de comunicação (internet) se tornando mais popular.
Tecnologias aplicadas ao ensino
Conforme descreve Belloni (2012), as redes de informática e os satélites estão operando mais, redimensionando nossa noção de tempo e espaço. Ainda declara que a globalização representa uma "nova consciência mundial trazida pela compressão do tempo e do espaço".
Com o início desta revolução chamada internet, de acordo com Belloni (2012), abre-se um novo e vasto campo de pesquisa que diz respeito aos “modos de aprendizagem mediatizada”. Mudando os meios de produção, estocagem e de transmissão de informações, além dos papéis de alunos e professores no campo pedagógico do ensino a distância.
Para que haja uma eficaz ação educativa no ensino a distância, segundo Belloni (2012) apud Trindade (1992), é fundamental encarar as tecnologias como ferramentas, como meios de ensino.
Ainda de acordo com Belloni (2012), o aluno deverá entender que mesmo utilizando a tecnologia, ele deverá aprender a avaliar, selecionar e criar estratégias de utilização de pesquisas para que consiga fontes confiáveis.
Mudança acesso à informação
Achei relevante demonstrar informações que mostravam em 1997 a preocupação e as definições para a mudança de arquivos impressos para arquivos digitais segundo Drabenstott e Burman (2012):
• Acervo de uma