A Educação a Criança Especial
Resumo
Educação à criança especial é o ramo da educação que se ocupa do atendimento à educação das pessoas com deficiência, para garantir um ensino de qualidade e que supre as necessidades dessas crianças. Os professores devem ter um currículo adequado, tendo sido preparados para ensinar e se adaptar as crianças especiais, sabendo que métodos usar para incluí-las. É dever da sociedade e principalmente da igreja fazer valer os direitos delas. Porque como os cristãos sabem o amor é o dom mais precioso que Deus deixou para a humanidade, e é dever destes passar os ensinamentos de Cristo sobre tudo o amor dEle para com o mundo.
Educação à criança especial é o ramo da educação que se ocupa do atendimento à educação das crianças com deficiência ou superdotadas (que também são tidas como crianças especiais, pois tem necessidades especiais e sentem que não se encaixam em relação às demais crianças devido as suas capacidades cognitivas serem significativamente acima da média) em instituições especializadas, tais como escolas para surdos, para cegos, para deficientes mentais e superdotados em alguns países, entretanto ela se dedica especifica e exclusivamente a alunos com determinadas necessidade especiais, o que acaba por não promover o convívio das crianças deficientes com as demais.
Na fase da segregação surgem as primeiras escolas especiais, pelo fato delas não serem aceitas nas escolas regulares.
E não poderíamos deixar de mencionar a educação inclusiva que é paralela à educação especial, pois, como já foi mencionada, a escola especial é só para as crianças especiais, e a inclusiva as insere na sociedade.
Na fase da integração que surgem as classes especiais nas escolas comuns, mas só as crianças com deficiência mais leves eram aceitas. Ou seja, eram incluídas apenas parcialmente.
Na fase da inclusão perceberam que todas as crianças eram iguais, e que deficientes tinham e tem o mesmo direito à participação plena e a