Educação inclusiva de crianças com necessidades especiais
Lúcia Helena Lenzi.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Projeto apresentado para integralização das Práticas Educativas do Módulo 3 – Licenciatura em Pedagogia - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
Professora Tutora Externa: Simone Janice Bretzke Probst.
INDAIAL
2011
SUMÁRIO
1. TEMA E PROBLEMA 03
2. JUSTIFICATIVA 04
3. OBJETIVOS 05
4. METODOLOGIA 06
5. REFERÊNCIAS 08
1. TEMA E PROBLEMA
O tema abordado no presente projeto é a inclusão de crianças com necessidades especiais no ambiente escolar.
O projeto engloba em seu tema sentimentos de aceitação, solidariedade e respeito mútuo todos trabalhados dentro do mesmo tema. 2. JUSTIFICATIVA
Durante o cotidiano escolar, seja em escolas públicas ou privadas, seja na educação infantil, ensino fundamental ou médio, deparamo-nos com certa dificuldade escolar.
Esta dificuldade causa uma certa inquietação sobre nós educadores. Uma das deficiências que estão se tornando cada vez mais comuns em sala de aula, veste ao incentivo dado pela sociedade, é a deficiência. Na maior parte das vezes, mesmo com a presença de um segundo professor em sala de aula, sentimo-nos incapacitados para a efetiva inclusão de um aluno com estas limitações.
Trabalhar as diferenças em sala de aula é uma questão primordial para desenvolver-se o princípio inclusivo dentro e fora das escolas.
Segundo Nascimento (2007, p.26):
Em nossa sociedade, assim como está organizada, o sujeito considerado com alguma deficiência encontra inúmeras dificuldades para desenvolver-se, pois ele faz parte de uma organização excludente que não se enquadra naquele padrão de normalidade e exigência.
Portanto, trabalhar a respeito das diferenças já é importante e indispensável mesmo nas classes onde não existem alunos portadores de necessidades especiais. Afinal eles precisam estar preparados, pois as diferenças existem em todos os setores sociais.
Entretanto,