musculo
O tecido muscular é responsável pelos movimentos corporais. É formado por células especializadas cuja função é a contração. Essas células são também chamadas de fibras musculares, e são encontradas agrupadas em massas macroscópicas denominas músculos, que são as estruturas ativas no aparelho locomotor, enquanto os ossos são estruturas passivas. Os tecidos musculares podem ser classificados em: tecidos musculares estriados, que podem ser esqueléticos ou cardíacos, e tecidos musculares lisos.
O Músculo Estriado Esquelético
É responsável pelos movimentos voluntários, tem contração forte e rápida. Exemplos desse tipo de músculo é o bíceps braquial, no braço, e o trapézio, localizado na região da coluna.
O tecido muscular estriado esquelético constitui a maior parte da musculatura dos vertebrados e recobre totalmente o esqueleto, estando inserido nos ossos.
Os músculos esqueléticos são de contração voluntária e se formam pela fusão de células precursoras (mioblastos), originando uma célula cilíndrica extremamente longa (atingindo vários centímetros), com muitos núcleos periféricos, e com estriações transversais.
O citoplasma das fibras musculares esqueléticas encontra-se repleto por miofibrilas, possuindo retículo sarcoplasmático, mitocôndrias e outras organelas.
As miofibrilas são estruturas cilíndricas que se estruturam formando sarcômeros, que são as unidades funcionais (contráteis) do músculo esquelético. O alinhamento dos sarcômeros é responsáveis pelas estriações transversais presentes nos músculos estriados. Os sarcômeros das miofibrilas são compostos de miofilamentos que vão gerar a contração muscular. Esses filamentos contráteis são formados por um conjunto de proteínas, e podem ser:
Miofilamentos finos de actina são compostos por actina, tropomiosina e tropomina. A actina que constitui filamentos é chamada actina F (filamentosa) e é constituída por monômeros de actina G (globosa). A actina globosa possui duas polaridades, que vão