A Educação no Processo Socializador
A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO SOCIALIZADOR
NOVA OLINDA – TO
2013
ARAÚJO, João Batista Delfino
CARDOSO, Ksemília Odorico
FARIAS, Pollyenne Sobrinho Rosa
SILVA, Leiliana Teixeira Evangelista
A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO SOCIALIZADOR
NOVA OLINDA – TO
2013
1. INTRODUÇÃO
A educação é resultado de um processo socializador entre duas partes e, que tem se desenvolvido e refletido em muitas transformações no decorrer dos séculos. Esta é detentora de uma vasta gama de influências do meio inserido, seja através da política, da economia, da ciência, da indústria, do comércio, ou seja, esta influencia é exercida diretamente pela sociedade como um tudo. Contudo, esse processo acaba sendo distorcida, pois, visto pelo prisma de Kant o limiar da educação deve incidir sobre o desenvolvimento e a conquista da perfeição (“o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas”) de que cada indivíduo é capaz de se proporcionar. (DURKHEIM, 1955).
Assim, este trabalho justifica-se por entender a relevância da socialização no processo educacional do indivíduo, bem como a interação e compartilhamento, de informações e conhecimento, entre duas ou mais pessoas, desde que haja o transmissor e o receptor neste processo comunicação e humanização.
O presente trabalho é de cunho científico e qualitativo, realizado através de uma pesquisa bibliográfica e, apresenta como objetivo a abordagem, de forma clara, objetiva e prática, acerca da importância do processo socializador sob o prisma da educação, sendo este executado através do trabalho impresso e da apresentação do seminário.
2. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Estes atributos conferidos aos homens, não podem rotular a existência humana. A sua presença no mundo como sujeito é indiscutível. Utilizando o ambiente cultural