A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO SOCIALIZADOR: FUNÇÃO HOMOGENEIZADORA E FUNÇÃO DIFERENCIADORA
656 palavras
3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁESTUDOS SOCIO-HISTÓRICOS E CULTURAIS DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR: MARCOS SILVA
ALUNO: Francisco Márcio da Silva Freitas - 360786
A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO SOCIALIZADOR: FUNÇÃO HOMOGENEIZADORA E FUNÇÃO DIFERENCIADORA
A educação, conforme o conceito adotado como base pelo autor, consiste na ação influenciadora que os adultos exercem sobre as crianças. Tal influência poderia ter relação com a necessidade do desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas. No entanto, sabe-se que tal desenvolvimento não é completamente realizável, já que a conduta humana obriga o indivíduo a dedicar-se a alguma tarefa especializada. Cada um tem suas próprias aptidões e funções. No entanto, tais aptidões e funções são exercitadas em harmonia com outras, em prol de um equilíbrio e coesão sociais.
Outra relação para esta influência apontaria a educação como sendo um processo de fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si e para seus semelhantes. A felicidade completa corresponderia a uma vida completa. Porém, não há como falar em vida completa para o homem atual, já que nossas exigências serão sempre crescentes com o passar do tempo. Além disso, a felicidade é algo subjetivo, apreciada ao modo de cada um; portanto, a finalidade da educação como busca de felicidade torna-se indeterminada.
Estas duas definições de educação mostram-se limitadas pelo fato de darem a ideia de que existe uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos. No entanto, sabe-se que a educação tem variado infinitamente conforme o tempo e o meio, como a história já mostrou. A educação está condicionada às necessidades e ao contexto da sociedade; portanto, estudar seu desenvolvimento através da história nos induz a uma indagação sobre o contexto vigente, já que determinados acontecimentos do passado contribuíram para estabelecer o conjunto de princípios que norteiam a educação de hoje, sendo eles religiosos, políticos, científicos, econômicos, etc.
Em qualquer sociedade,