racismo
Nesse trabalho será realizada uma produção estruturada que discutirá de maneira critica como o racismo se estabelece na atualidade em um esporte tão popular quando o futebol. Para tal,serão apresentados os aspectos históricos, culturais e morais para a constituição de um racismo na atualidade.
A HISTÓRIA DO RACISMO NO FUTEBOL BRASILEIRO Considerado um dos esportes mais democráticos da atualidade, o futebol volta e meia tem a reputação arranhada pela descriminaçao racial. A história do futebol brasileiro contém, ao longo de um quase um século, registros de episódios marcados pelo racismo. Eis o paradoxo: se de um lado a atividade futebolística era depreciada aos olhos da “boa sociedade” enquanto profissão destinada a pobres, negros e marginais, de outro ela se achava investida do poder de representar e projetar a nação em escala mundial. Infelizmente, esse preconceito tem raízes profundas na história da modalidade - no início do século vinte o acesso ao esporte era negado a negros e mulatos.
Quando chegou a primeira bola de futebol para o Brasil em 1894, o esporte logo apontou como preferência nacional. Marcado por contradições sociais, conquistou todos os niveis da sociedade. Porem,enquanto os brancos construíam estádios e comemoravam o resultado das partidas com champanhe e caviar, os negros improvisavam “peldas” em campos de várzea e bebiam cachaça após os jogos.
“Os jogadores negros se apropriaram de uma cultura esportiva elitista, trazendo o jogo para as ruas, transformando-o por meio de uma nova linguagem corporal e criando um dos mais fortes elementos de identidade nacional”, explica Carlos Alberto Figueiredo da Silva, autor do livro “Racismo no futebol”.
Entre as decadas de 20 e 30,os negros, impedidos de disputar os torneios, criaram suas próprias ligas.nesta epoca ,São Paulo chegou a contar com 12 clubes disputando o campeonato informal. todavia, anualmente ocorria um torneio onde todos os times, tanto de