A educação inclusiva na Brasil
Maria Elisa de Vargas Abruzzi
Profª Tutor-Externo Rafaela Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Artes Visuais (ART0106)-Educação inclusiva
13-06-2013
RESUMO
O objetivo deste trabalho é fazer um breve relato da história da educação inclusiva no Brasil fazendo uma reflexão sobre os pontos positivos e negativos da inclusão. O estudo e a compreenção, dos motivos que levaram as políticas públicas a implantar a educação inclusiva. Questionar até que ponto é benéfica a educação inclusiva.
Palavras- chave: Inclusão. Educação. Brasil. Deficiência.
1 INTRODUÇÃO
A história da educação inclusiva no Brasil tem o seu início no século 19, mas é em meados dos anos 80 que tem o seu melhor desenvolvimento, quando a constituição federal traz como um dos principais objetivos “a educação como um direito de todos” a partir destes acontecimentos teremos vários pontos positivo e negativos também, um deles é a falta de conhecimentos dos profissionais e a acomodação destas pessoas em buscar novos desafios. A importância da família na escolha da educação dos filhos, aceitação dos limites destas crianças com deficiência. O questionamento até que ponto é benéfica a inclusão.
2 FATOS HISTÓRICOS
A educação inclusiva no Brasil tem o seu início no século 19 ,mas como educação especial, eram serviços dedicados a atender pessoas com deficiências físicas, mentais e sensoriais, foram inspiradas por experiências norte americanas e europeias, trazidas por alguns brasileiros. Foi no início dos anos 60 que a modalidade de ensino foi instituída oficialmente, com a denominação “Educação dos excepcionais”.
A história da educação de pessoas com deficiência no Brasil está dividida em três períodos: o primeiro período foi de 1854 a 1956 ,era priorizado o atendimento clínico especializado incluindo a educação escolar, foram fundadas as instituições mais tradicionais de assistência como o instituto dos meninos