Educação inclusiva no brasil
DEFICIENCIA VISUAL: BAIXA VISÃO OU VISÃO SUBNORMAL
AlineDaiany Calvi
Professora- LuziaMatsumoto
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Artes Visuais ( Turma 0114) – Prática do Módulo II
13/06/2013
RESUMO
A perda visual representa conseqüências adversas para oindivíduo e sociedade. O presente artigo discute o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças com deficiência visual, seus modos de apreensão do mundo e o uso de recursos para auxiliar na participação escolar, demonstra também quais sao as principais doenças que provocam a baixa visão ou visão subnormal. Trata-se de conhecer para integrar, na prática pedagógica inclusiva, tanto a compreensão dos processos gerais de desenvolvimento como os aspectos particulares que a deficiência visual implica, de modo que seja possível entender os problemas e em cada casoutilizar os recursos necessários para a participação escolar plena.
Palavras-chave: Inclusão Escolar / Deficiência Visual.
1. INTRODUÇÃO
A deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão. O nível de acuidade visual pode variar, o que determina dois grupos de deficiência: No primeiro grupo esta a Cegueira que é perda total da visão ou pouquíssima capacidade de enxergar, o que leva a pessoa a necessitar do Sistema Braille como meio de leitura e escrita, e no segundo grupo esta a Baixa visão ou visão subnormal que caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual dos olhos, mesmo após tratamento ou correção. As pessoas com baixa visão podem ler textos impressos ampliados ou com uso de recursos óticos especiais.
Neste artigo vamos falar sobre este segundo grupo: Baixa visão ou visão subnormal. A pessoa com baixa visão ou visão subnormal apresenta uma redução na sua capacidade visual que interfere ou limita seu desempenho, mesmo após a correção de erros de refração comuns. A baixa visão pode ocorrer por traumatismos,