Práticas de Saúde
1- Questões
I- O que é pratica de saúde ¿
II- O que influenciou as diferentes práticas de saúde ao longo do tempo ¿
III- Quais as similaridades entre as PS’s do passado e do presente ¿
IV- Qual a origem da enfermagem ¿
V- Quais os diferentes pensamentos acerca de doença ¿
2- Objetivos
I- Conhecer as PS’s e suas transformações ao longa da história;
II- Descrever a origem da enfermagem;
III- Relacionar os principais fatos acerca da definição de doença e saúde.
3- Resoluções
I & II “As práticas de saúde (PS’s) não servem só a um grupo de interesses, a dos profissionais de saúde ou a dos usuários, pois a maior característica das práticas de saúde, enquanto pratica social, é o fato de ser uma prática de natureza bem paradoxal.Pois, ao mesmo tempo que ela é uma tutela do profissional ou do serviço sobre o usuário, ela ambiciona que o usuário se cure, ou que não adoeça, e com isso deixe de ser alguém tutelado, e tornese alguém mais livre, mais autônomo.” ¹
Porém as práticas de saúde nem sempre foram institucionalizadas como práticas profissionais. Veremos isso nos seguintes tópicos:
Práticas de Saúde Instintivas: Caracterizada pela pratica do cuidar nos grupos nômades primitivos, baseia-se em concepções evolucionistas e teológicas. Nesse momento, as práticas de saúde estão vinculadas ou trabalho feminino, trabalho o qual garantia ao homem a manutenção da sobrevivência. Os conhecimentos de cura resultavam em poder, então o homem aliou este conhecimento ao misticismo e apoderou-se dele.
Práticas de saúde Magico-sacerdotais: Praticada a partir da relação entre o místico, o religioso e práticas de saúde primitivas desenvolvidas pelos sacerdotes nos templos. Os templos serviam simultaneamente como santuário e escolas, onde esses conceitos primitivos eram ensinados.
Posteriormente, foram desenvolvidas escolas pré-hipocráticas ao sul da Itália e na Sicília. Essas escolas, tinham conceitos variados acerca