A educação ambiental vista por paulo freire.
PERNAMBUCO, Marta Maria; SILVA, Antonio Gouveia da. Paulo Freire: a educação e a transformação do mundo. In: CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; GRÜN, Mauro; TRAJBER, Rachel (orgs.). Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2006, p. 205-217.
Por Leandro Janasco Rodrigues, graduando em Engenharia Civil pela Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO).
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISTA POR PAULO FREIRE
O pernambucano Paulo Freire, nascido em Recife em 1921, é tema do artigo “Paulo Freire: a educação e a transformação do mundo” de autoria de Marta Maria Pernambuco, Física, doutora em Educação, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e Antônio Fernando Gouvêa da Silva, Biólogo, doutor em Educação, professor da Universidade Federal de São Carlos, e que está incluso na publicação do Ministério da Educação – MEC no livro eletrônico Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental.
Primeiramente, Marta Maria e Antônio Fernandes fazem citações sobre os principais fatos da vida de Paulo Freire, este foi formado em direito na década de 40, deu aulas alfabetização de jovens e adultos, coordenou o Programa Nacional de Educação na década de 60, teve seu trabalho difundido mundialmente, tendo publicações traduzidas em mais de 20 línguas, teve participação na fundação do Partido Trabalhista, Entre 1989 à 1991, Exerce o cargo de Secretário Municipal de Educação na cidade de São Paulo, cidade onde faleceu em 1997.
Posteriormente, os autores apontam a discussão levantada por Freire que se propõe a educação ambiental ser uma educação interdisciplinar, transversal, de saberes, atitudes, sensibilidades, dialogando com novos problemas e produzindo reflexões, concepções, métodos e experiências, construindo novas bases para conhecimentos e valores,