Trabalho Pronto
CAROLINE AZEVEDO
CRISTIANE KUHN
ELIZA ALVES
GEISLER GOMES DA SILVA
PRISCILA SANTOS
RAQUEL ROSA
DIDÁTICA
TEMAS GERADORES
NOVO HAMBURGO
2015
TEMAS GERADORES
Os temas geradores, ideia que surgiu de Paulo Freire, na década de 50, pode ser entendido como um objeto de estudo que compreende o fazer e o pensar, a teoria e a prática, levando em consideração a realidade do educando.
Esta proposta exige investigação (conhecimento da realidade do educando), discussão (debates, diálogos), problematização (críticas) para que o conhecimento possa ultrapassar o obtido pelo senso comum e interligar outros métodos e conteúdos de ensino, fazendo com que o educando compreenda o assunto por meio daquilo que convive.
O educador tem a função de organizar e mediar os debates, criticando e criando situações-problemas para provocar então nos seus alunos situações de aprendizagem. Já o educando além de obter um conhecimento mais aprofundado irá opinar e aprender a respeitar o ponto de vista de uma outra pessoa que também está inserida na mesma realidade. Compreendendo mais sobre a realidade da comunidade em que vive as condições de intervenção são muito maiores.
As salas de aula transformam-se em fóruns de debate, denominados “Círculos de Cultura”, onde se faz com que o aluno possa, por exemplo, aprender a ler e escrever a sua própria história. O diálogo é fundamental neste método de Freire.
O aspecto principal deste método é a visão de mundo que cada indivíduo traz para a sala de aula, esta visão nada mais é do que o modo de interpretar e observar as coisas, os fatos e a sociedade.
Portanto, os temas geradores além de aprofundar e explorar a visão do aluno em busca de determinado conhecimento, proporcionam a eles umas troca de ideias, opiniões e experiências ao mesmo tempo em que aprendem conteúdos que de modo mais tradicional poderia ser apenas “transmitido” pelo professor sem causar um resultado significativo de aprendizagem.
A proposta de