A Inquisição
Realizado por :
Miguel Santana
Nº22
11ºO
Origem
A Inquisição, é um grupo de instituições dentro do sistema jurídico da Igreja
Católica Romana, cujo objetivo é combater a heresia. Começou no século XII na
França.
No final da Idade Média e início do Renascimento, o conceito e o alcance da
Inquisição foi significativamente ampliado em resposta à Reforma Protestante e a
Contra-Reforma Católica. O seu âmbito geográfico foi expandido para outros países europeus, resultando na Inquisição Espanhola e Portuguesa.
Origem
A ideia da criação da Inquisição surgiu inicialmente para funcionar como um tribunal interno, apenas para dentro Igreja católica. Mas viram razões da sua atuação, em 1183, quando delegados enviados pelo Papa averiguaram a crença dos cátaros de Albi, sul de França, também conhecidos como "albigenses", que acreditavam na existência de um Deus para o Bem e outro para o Mal
Na época medieval a pena privativa de liberdade não era utilizada como forma de sanção contra crimes. Ou seja, se um sujeito cometesse um crime, não existia ainda a prática civil de mandar para a cadeia os delinquentes, essa prática tornouse comum a partir do século XVIII.Assim, no tempo medieval era comum a aplicação de penas (pelo próprio governo) que hoje nos pareceriam assustadoras, como por exemplo: a pena de tortura, a pena de morte, assim como a fogueira, que já era utilizada.
Idade Média
Um foco particular da inquisição era converter forçadamente judeus e muçulmanos ao catolicismo. Outros grupos perseguidos eram tambem cultos, ciganos, pessoas culpadas de bruxaria e pessoas contra a igreja.
O condenado era muitas vezes responsabilizado por uma "crise da fé", pestes, terremotos, doenças e miséria social, sendo entregue às autoridades do Estado para que fosse punido. As penas variavam desde o confisco de bens e perda de liberdade até a pena de morte, muitas vezes na fogueira, método que se tornou famoso, embora existissem outras formas de aplicar a